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CAFETERIA APOSTA EM GAME MOBILE DE REALIDADE AUMENTADA PARA ESTIMULAR MOVIMENTO

Lançado na semana passada, "Pokémon Go" gerou 7,5 bilhões de dólares em apenas 48 horas aos cofres da Nintendo

Já tem empreendedor surfando na onda do "Pokémon Go", na terra do Tio Sam. Trata-se da cafeteria-laboratório Huge Café, da agência digital homônima, localizada entre duas "pokéstops" (espaços onde os jogadores podem reabastecer suas pokébolas e outros itens). 

Para intensificar o movimento no estabelecimento, a Huge instalou ali algumas "iscas", denominadas como "lure". Assim que o cliente captura um "pokémon", ganha um brinde. 

Segundo o diretor de criação da Huge, Derek Fridman, o lure será ativado diariamente, a fim de que novos personagens apareçam na cafeteria. 

Assim, por meio dessas iscas, o número de clientes e a quantidade de clientes no local serão analisados com o objetivo de "verificar os efeitos da utilização da mecânica dos jogos como forma de atrair o público consumidor", ele explica. 

A nova febre Pokémon

A franquia de mídia criada em 1995 pelo japonês Satoshi Taijiri e eternizada por Pikachu e companhia animada saiu do limbo e retornou com tudo recentemente, na quarta-feira passada (6). 

Game mobile, o "Pókemon Go" - por enquanto lançado somente em três países (EUA, Austrália e Nova Zelândia), para as plataformas Android e iOS - já se provou uma aula de interação, fruto de um aproveitamento bem pensado da tecnologia de realidade aumentada. 

Funciona assim: utilizando-se da câmera e do GPS de seus smartphones, os jogadores têm a missão de caçar e treinar os pokémons espalhados pelo mundo real: ruas, avenidas, parques, museus, prédios públicos e comerciais... enfim, em praticamente tudo quanto é tipo de local. 

Inclusive, nessa terça-feira (12), o Museu do Holocausto, em Washington, emitiu um comunicado pedindo aos visitantes para pararem de caçar pokémons por lá. 

Para se ter uma ideia financeira do fenômeno, o "Pokémon Go" fez a Nintendo, em apenas dois dias, aumentar seu valor de mercado em mais de 7 bilhões e meio de dólares, de acordo com a consultoria App Annie.



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