Blumer art Interativa

REALIDADE VIRTUAL AJUDA QUEM SOFREU AVC


O acidente vascular cerebral é uma das principais causas de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. 

Para ajudar a solucionar parte dos transtornos causados pela doença, pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp) apresentaram recentemente, durante um congresso internacional, dois aplicativos de realidade virtual para smartphones voltados à reabilitação física de pacientes com limitações motoras.

Trata-se do e-Street, que permite ao usuário explorar virtualmente um ambiente urbano e situações como atravessar ruas; e o e-House, que, por enquanto, possibilita caminhar pela área externa de uma casa para treinar prevenção de quedas durante a simulação de subida e descida de escadas.

"Em breve também será possível acessar cômodos internos e simular atividades de vida diária, como abrir uma gaveta ou armário. Além do desenvolvimento constante da interface dos aplicativos, estamos investigando qual a melhor forma para interagir com alguns objetos dentro do ambiente virtual", explicou à imprensa o pesquisador Alexandre Brandão, idealizador do projeto.

“Diferentemente dos aplicativos de realidade virtual comuns, o e-Street e o e-House obedecem aos comandos físicos do usuário, o que permite a simulação de movimentos como a corrida, por exemplo”, complementou. 

A equipe de Brandão também está desenvolvendo, além dos apps, equipamentos para otimizar o funcionamento dos programas. 

Para caminhar pela e-Street, por exemplo, dois sensores de ultrassom são posicionados na região do tornozelo do usuário. Eles funcionam como um sonar capaz de registrar qualquer movimento que simule uma caminhada, enviando o registro para uma pequena placa controladora fixada na cintura do usuário, que por sua vez se comunica via Bluetooth com o celular posto dentro dos óculos de realidade virtual.



0 comentários: