Blumer art Interativa

QUALCOMM ENTRA NA BRIGA E APRESENTA SEU HEADSET DE VR



Durante a principal feira de tecnologia da Europa, a IFA - que abriu as portas ao público nesta sexta-feira (2), em Berlim - a gigante norte-americana Qualcomm apresentou à imprensa seu (invocado) headset de realidade virtual, o VR820. 

Trata-se de um modelo de referência para seu o novo modelo sistema de VR, fruto de uma parceria da companhia com a chinesa Goertek e baseado nos famosos processadores Snapdragon 820 e um kit de desenvolvimento de software integrado - além de outras funcionalidades que, segundo a Qualcomm, poderão ser aproveitadas por outras fabricantes. 

O equipamento segue a mesma linha do gadget de realidade mesclada recentemente apresentado pela Intel (leia aqui), o Project Alloy: um headset all in one, ou seja, que não depende de smartphones, computadores e cabos agregados para o seu funcionamento - "stand-alone".

Nele estão embutidas duas telas independentes de 1440 por 1440 pixels de densidade para cada olho, com uma taxa de atualização de 70Hz (20 HZ a menos que o Rift e o Vive). 



A traquitana ainda contempla duas câmeras para mapear a direção do olhar dos usuários e um sistema, também baseado em câmeras, que substitui o trabalho de sensores para interpretar o ambiente externo. 

Assim como o modelo da Intel, porém a partir de APIs baseadas no Google Tango, o modelo está habilitado a trabalhar interações de realidade aumentada. 

Versões baseadas no VR820 devem chegar ao mercado apenas em 2017, no entanto, em breve a solução será disponibilizada para fabricantes. Quanto a preço, a empresa diz que o seu headset custará aproximadamente o mesmo que tablets de alta performance. 

Cabe destacar que a Qualcomm será uma das expositoras da Futurecom 2016, que vai de 17 a 20 de outubro, em São Paulo. Só resta saber se o poderoso brinquedinho de VR da empresa dará as caras por lá. A expectativa é grande. 



PS - Assim como a Qualcomm, a chinesa Alcatel anunciou recentemente na IFA seu também headset "stand-alone" de VR, o Vision. Clique aqui para conhecer o modelo 


0 comentários: